Voltar

Índice de Future Vision


Área de Atuação

Campo opcional

Se você possui o código da sua empresa digite aqui


Mega Tendências

  • O fenômeno dos smartphones, iniciado em 2007 pela Apple, alterou completamente o comportamento humano e iniciou um fenómeno de influência decisiva sobre mercados, negócios e empresas, a partir do momento em que tudo passou a estar à distância de um click disponível nos milhares de apps que se tornaram presentes em nossas vidas, fruto da simplicidade e queda de preço com que a tecnologia nos envolveu.

    Nota:
    Relevância:
  • A conectividade assumiu decisivamente o poder, conectando pessoas e empresas de forma permanente, potenciando as relações, a troca de informação e o diálogo 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) facilitada a partir da convergência tecnológica e do surgimento constante de novas soluções nas áreas de vestíveis, implantáveis, realidade aumentada, impressão 3D, internet das coisas ou inteligência artificial. Com uma previsão de atingir 100% da população conectada entre 2022 e 2025, quem não estiver conectado e, principalmente, quem não entender a convergência tecnológica estará irremediavelmente fora do jogo.

    Nota:
    Relevância:
  • Na pauta dos negócios, a transformação digital concedeu à inovação o estatuto de um imperativo categórico: empresas que não se reinventam, definham. Se imaginarmos um mundo altamente dependente da inteligência artificial, profundamente sensibilizado por tais algoritmos em situações comuns, corremos o risco de que as máquinas – uma vez instruídas segundo nossas intenções de automatização para perseguir a sua função objetivo (aquilo para o qual elas foram programadas) – incompatibilizem seus êxitos com os valores e necessidades humanos. Em meados de 2019, cientistas e pesquisadores de diversos países, publicaram um manifesto (The Vienna manifesto on Digital Humanism) onde se declara que as tecnologias digitais estariam desbotando a dinâmica e os alicerces da sociedade e colocando em xeque o nosso entendimento sobre o que significa ser humano. Com o tom de reinvindicação para deliberar e atuar no desenvolvimento tecnológico atual e futuro, o manifesto encoraja a inovação centrada nos valores e necessidades humanos. Com efeito, este é o núcleo do assim denominado Humanismo Digital.

    Nota:
    Relevância:
  • A preocupação com as mudanças climáticas e com a questão sustentável tem crescido e mobilizado cada vez mais pessoas em torno do tema. É um fato que o planeta está vivendo (muito pela culpa da intervenção humana) uma mudança climática sem precedentes com impactos enormes nos recursos naturais e na qualidade ambiental. A consciência sobre o ambiente é cada vez maior e tende a assumir mais importância nas agendas das pessoas, empresas e governos mobilizando todos para um movimento comum de maior sustentabilidade, maior consciência e ação. Quem não considerar em suas estratégias este tema será afastado, não só pelos governos e pelas mais apertadas leis mas, principalmente, pelos consumidores que não terão problema em descartar uma marca que não se comprometa com práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente e que não defenda a mobilização de todos à sua volta, na busca de um planeta melhor para todos.

    Nota:
    Relevância:
  • A crescente preocupação com o tema ambiental e a demanda de recursos tem gerada uma busca constante por alternativas que permitam a manutenção dos índices de produtividade e a crescimento econômico, mas com reduzido (se possível nenhum) impacto sobre o planeta. Os recursos são finitos e como tal a agenda focada em alternativas ganha força, atenção e cobrança na sua implementação permanente.

    Nota:
    Relevância:
  • Estamos chegando no fim da era dos combustíveis fósseis como pilares estratégicos do mundo e assistindo ao emergir de novas iniciativas que visam proteger, não apenas o planeta de poluição, mas otimizar os custos de produção para os usuários. Com o aumento populacional, a chegada dos autônomos e a crescente conectividade aumenta a demanda global por energia e com isso a necessária procura de novas soluções que consigam responder ao que o mercado vai necessitar. A velocidade exponencial levará à busca por recursos exponenciais considerando, por exemplo, desde dessalinização da água do mar até á utilização de matérias primas vindas de outros planetas.

    Nota:
    Relevância:
  • É o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração digital e de mercado existente entre os países. A globalização permitiu uma maior conexão entre pontos distintos do planeta, fazendo com que compartilhassem de características em comum. Desta forma, nasce a ideia de Aldeia Global, ou seja, um mundo globalizado onde tudo está interligado. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes. Atualmente, o idioma inglês é considerado o mais adotado entre todos os países como alternativa para garantir a comunicação, principalmente através da internet. Motivada pela conexão, a velocidade com que tudo acontece é cada vez maior. Ao estarmos mais conectados em rede também conseguimos ter cada vez mais poder. Uma pessoa sozinha tem determinada influência mas quando se junta ao grupo ganha um poder imparável.

    Nota:
    Relevância:
  • A força da sociedade conectada e globalizada está assumindo o seu papel de influenciadora e transformadora do mundo, ultrapassando a tradicional atuação das marcas no esforço de se promoverem através dos chamados canais tradicionais. A avaliação de um hotel no tripadvisor tem muito mais credibilidade do que a comunicação do hotel em si, uma vez que essa nota resulta da opinião de quem já frequentou esse hotel. Da mesma forma, a avaliação que um motorista do uber apresenta transmite maior ou menor segurança a quem irá utilizar os seus serviços posteriormente. Por outro lado, a forma como todos em todo o lugar acedem à informação potencia uma escala verdadeiramente global de tudo o que acontece, assistindo-se a um movimento de globalização digital, profundamente transformador da sociedade em que vivemos.

    Nota:
    Relevância:
  • O poder que a Europa e os USA tinham perdeu força para os chamados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - South África) e o mundo tem caminhado para uma maior globalização. Novos países estão ditando as regras e as mudanças globais. Seja por posição estratégica ou capacidade produtiva e abertura à mudança o ecossistema em torno da China e da Índia afirmar-se-á como pólo produtivo e consumidor. Novos acrônimos substituirão os BRICS e veremos o crescimento dos MINT (México, Indonésia, Nigéria e Turquia) e dos SICK (Síria, Índia, Coreias Unificadas) contaminando geograficamente as regiões onde atuam com melhorias consideráveis da qualidade produtiva e de vida das populações. Aqueles que antes eram países não estratégicos estão mudando a tabela da classificação, seja pela adoção de novas tecnologias, seja pela mudança de mindset e maior capacidade de adaptação e flexibilidade.

    Nota:
    Relevância:
  • A expectativa de vida tem aumentado de forma permanente, registrando hoje um aumento de 3 meses de vida para cada ano. Nos próximos anos, a expectativa de vida aumentará mais de 1 ano por ano. Isto significa que chegaremos à marca de 120/130 anos de expectativa de vida na próxima década. Tendo o planeta atingido já a marca de 7 bilhões de pessoas e caminhando para chegar a 8 bilhões até 2030, estamos enfrentando uma realidade de termos mais gente, durando mais tempo e com isso criando novas realidades de coexistência entre as várias gerações. É hoje normal encontrar em uma mesma empresa pessoas das várias gerações (baby boomers, x, y e já a z também). Isso abre inúmeras oportunidades e demonstra a evolução que a humanidade está vivendo.

    Nota:
    Relevância:
  • Nunca como agora o desconhecido foi tão atrativo. Filmes, séries, livros e tanta informação tem sido estruturada em torno do que não conhecemos. Universidades, centros de estudo e de investigação, empresas e laboratórios de P&D, professores das mais variadas origens e áreas de atuação, empreendedores, empresários e figuras públicas, têm dedicado tempo e investido recursos (humanos, técnicos e financeiros) para tentar desvendar o novo e o desconhecido dentro de nossas mentes, em nossos corpos, na natureza, nos animais, no espaço e em outras galáxias. Seja para fortalecer a base de conhecimento ou para tentar encontrar soluções para problemas atuais, nunca existiu tanta preocupação com o desconhecido, gerando uma crescente mobilização sobre territórios inexplorados. Esse sentimento de busca pelo desconhecido deixou as telas dos filmes de ficção, entrou nas empresas, nos negócios e nas nossas vidas e permitirá às empresas encontrarem novos caminhos para os seus negócios e para os seus (atuais e novos) mercados. Viveremos a colonização do espaço, a importação de matérias primas interplanetárias e quem sabe até contato com outras espécies.

    Nota:
    Relevância:
  • O fenômeno da digitalização e da conectividade tem dado uma preciosa contribuição para conscientizar o mundo sobre muitas coisas que antigamente não sabíamos que existiam, ou se sabíamos não tínhamos como provar. Principalmente sobre ameaças à humanidade e desigualdades de todos os níveis. A designada 4ª Revolução Industrial tem o potencial de tornar as desigualdades visíveis e com isso forçar governos, instituições, personalidades e a própria sociedade a atuar para a sua redução. Nunca como agora a pressão social sobre governos e personalidades pela via da digitalização (redes sociais, grupos de WhatsApp e demais ferramentas de conexão) teve tanta força e impacto na mobilização e atuação efetiva para reduzir desigualdades. Assistiremos a um crescimento exponencial da busca pela transparência (nos negócios, nas políticas, nas relações) e uma maior mobilização pelo impacto social de cada um para um mundo melhor.

    Nota:
    Relevância:
  • Os avanços genéticos em todas as áreas têm reescrito muitas das páginas consideradas intocáveis na história. Seja no âmbito da medicina, alimentação ou reprodução, a genética tem contribuído decisivamente para a evolução da humanidade.

    Nota:
    Relevância:
  • O ressignificar de prioridades, dos propósitos e dos valores tem deixado claro que a sociedade busca um equilíbrio. Se antes era carreira ou família, por exemplo, hoje é um e outro. Não mais um ou outro. O equilíbrio entre produção e consumo, entre exercício e alimentação, entre entretenimento e descanso (e tantos outros) reforça o entendimento que existe maior consciência para a adoção de caminhos equilibrados (ou caminhos de meio) em detrimento de extremos, nunca saudáveis.

    Nota:
    Relevância:
  • Ao mesmo tempo, a elevada dependência da conexão tem nos transformado de tal forma que já se afirma que esta é a última geração de homo sapiens (frase proferida por Yuval Harari na última convenção de Davos), caminhado para a chamada geração algorítmica ou singular. A singularidade representa um evento histórico previsto para o futuro, no qual a humanidade atravessará um estágio de colossal avanço tecnológico em um curtíssimo espaço de tempo e no qual todos serão um mix de homem e máquina. Se já hoje não conseguimos nos separar dos smartphones, smart watches e smart tudo, em breve teremos implantados em nossos corpos e em nossos cérebros todos os tipos de gadgets e chips de conexão e comunicação em tempo real, acessando, compartilhando e produzindo todo o tipo de informação e conhecimento.

    Nota:
    Relevância:
  • A única situação permanente é a mudança. Com o crescente movimento empreendedor e a proliferação do mundo digital e conectado, a par de uma mudança do comportamento do consumidor, as regras da gestão e do mundo estão em causa e sendo alteradas de forma regular. Novos negócios estão dando o tom do futuro, alterando todas as bases de vida que nos trouxeram até aqui, mas que garantidamente não nos levarão para o futuro.

    Nota:
    Relevância:
  • Uma das grandes vantagens que as startups possuem é a sua elevada capacidade de adaptabilidade, teste, correção e abandono de projetos ou ideias quando não cumprem o previamente definido. Adotar um mindset inspirado nas startups é adotar práticas, políticas e processos que pela sua flexibilidade conseguem corrigir rotas e caminhos de forma a não prejudicar a empresa em momentos delicados, ou que potenciem os resultados pela resiliência que se adota no ajuste de rota de trabalho. Muitas vezes a lentidão na tomada de decisão, a burocracia e a forma engessada como a gestão atua prejudica o chamado time to market (t2m) permitindo que outros (muitas vezes startups até) ganhem pedaços de mercado e tomem a dianteira em segmentos antes dominados pelas tradicionais corporações. Pessoas, processos, projetos, decisões, departamentos, todos alinhados por uma flexibilidade crescente de fail fast (teste e falhe rápido) e que regularmente atuem em grupo e de forma ágil, são os pilares de uma cultura e de uma mentalidade orientada ao futuro.

    Nota:
    Relevância:
  • Um novo mundo demanda novas formas de atuar. Seja na postura individual seja na profissional, estamos sendo obrigados (e ainda bem) a rever a forma como sempre nos comportamos como sociedade. Os livros e suas verdades absolutas em todas as áreas estão debaixo de crítica legítima, abrindo espaço para novas realidades assumirem o protagonismo e com isso desenharem uma nova realidade macro à qual vamos, estruturadamente, aceder.

    Nota:
    Relevância:

Tendências Comportamentais

  • Vivendo uma verdadeira revolução de conectividade e tecnologia tudo caminha de forma convergente na palma da nossa mão. Vivemos nossas vidas e trabalhos dobrados sobre uma tela de smartphone ou laptop estando permanentemente conectados com os demais e garantindo que temos tudo o que necessitaremos à distância de um click. O www de world wide web deu lugar ao www de what we want, tal é cada vez mais a facilidade de aceder e compartilhar tudo. As idas ao banco, médico, supermercado, escola ou mesmo trabalho têm sido gradualmente substituídas por apps que nos resolvem tudo e nos facilitam universalmente a vida. Caminhando para um mundo 100% conectado, esta dependência assumirá cada vez mais importância e será o fator diferenciador entre marcas e na escolha das soluções diárias.

    Nota:
    Relevância:
  • Crescem nos mercados profissionais aquelas pessoas que não há o “ir ao escritório”, tão pouco o cumprimento do expediente normal. Usando mochilas e pastas modernas, com um ar informal, abandonando gravatas e ternos, adotando roupas leves e confortáveis e impulsionados pela conexão eles trabalham quando e onde querem e precisam. Um estilo de trabalho e de vida fundamentalmente urbano e digital, que traz consigo novos e diferentes padrões de mobilidade e de hábitos de alimentação, relacionamento e consumo.

    Nota:
    Relevância:
  • Tudo na palma da mão possibilitado pelo crescimento dos apps e pela democratização do acesso à internet e do uso de smartphones, possibilitando uma total convergência de acesso e utilização das possibilidades tecnológicas que existem.

    Nota:
    Relevância:
  • Em pleno momento de um mundo conectado quase que se afirma que se não está na internet é porque não aconteceu. Isto significa que o mundo digital tem-se sobreposto ao físico quando mais importante do que (por exemplo) viver um determinado momento é mais relevante postá-lo e compartilhá-lo com a comunidade de seguidores. As vidas estão sendo vividas mais na rede social do que nos moldes físicos e, apesar dessa realidade ser muitas vezes criticada, o fato é que o mundo digital tem assumindo a prioridade e a relevância na vida das pessoas caminhando para um mundo 100% conectado.

    Nota:
    Relevância:
  • Conceito criado por Faith Popcorn nos anos 70 (Cocooning), quando se referiu ao maior tempo que as pessoas passariam dentro de casa, esta Tendência expressa agora um comportamento mundial. Por obrigação, recomendação ou consciência as pessoas estão mais dentro de casa, trabalhando, estudando, se informando e adotando novos comportamentos de vida e relacionamento dando finalmente sentido ao conceito de encapsulamento.

    Nota:
    Relevância:
  • EcoSustentabilidade é a consciência de que ser "eco" não é suficiente para preservar o planeta e é necessário ir além da ideia de conservação da natureza e preocupar-se especialmente com a humanidade e a sua relação com o meio ambiente. Sustentabilidade é a palavra de ordem nas iniciativas empresariais e políticas que influenciam as mudanças no comportamento e ações em diversas áreas.

    Nota:
    Relevância:
  • Não só feito pelas gerações mais novas (mas sem dúvida impulsionadas por elas) cresce de forma inquestionável a cobrança por atitude a ações que protegem o planeta e dão a devida atenção ao tema climático.

    Nota:
    Relevância:
  • Reforçando o conceito de economia circular assistimos a uma alteração dos modelo de negócio/consumo abandonando-se a vertente puramente consumista para a doção de modelos mais sustentáveis de uso (em detrimento da mera posse) que tem feito emergir novos conceitos de negócio como soluções por assinatura ou soluções (mais) compartilhadas.

    Nota:
    Relevância:
  • O conhecimento humano em 1900 dobrava a cada 100 anos; Em 1945 a cada 25 anos; Em 2014 a cada 12 meses e em 2020 a cada 12 horas. É fácil prever que tudo será cada vez mais rápido e instantâneo, transformando a realidade que conhecemos numa enorme realidade líquida. Os nossos limites de paciência e espera reduzem à medida que este mundo acelera, elevando o nível de exigência para com empresas, permitindo cada vez menos que estas gastem o nosso tempo com coisas desnecessárias na prestação de serviços. O tempo é cada vez mais precioso e por isso qualquer momento de espera precisa ser recompensado com algo absolutamente único e relevante. Sem tempo a perder a busca faz-se pelo mais rápido, embora nem sempre pelo melhor.

    Nota:
    Relevância:
  • Mais de metade da população mundial vive em grandes cidades e ao contrário do que aconteceu em outras épocas, a maioria das pessoas nasceu nas cidades. Quem não nasceu vive as cidades com tanta intensidade como uma terra-natal. Com a crescente urbanização cresce o interesse que as populações urbanas ganham pelo espaço onde habitam, tornando-os mais acolhedores para si e para os outros.

    Nota:
    Relevância:
  • O mundo hoje é VUCA (em inglês) significando que o mundo muda em velocidade muito acelerada e com destino incerto. A sigla VUCA de volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity) tem assumido relevância nas análises do momento. Mas quando olhamos o futuro que se aproxima e o cruzamos com a forma como temos sido formatados pela sociedade da 2ª Revolução Industrial encontramos invariavelmente três sentimentos: Medo (Fear): “sentados” em nossas zonas de conforto assistimos a inúmeras mudanças que, pela sua velocidade e impacto, nos deixam ansiosos e pensativos sobre a nossa capacidade de lidar com toda a transformação futura; Incerteza (Uncertain): a velocidade da mudança gera sempre a incerteza de quais impactos e resultados obteremos ao adotar a mudança e se conseguimos lidar com ela; Dúvida (Doubt): cresce a dúvida se estamos caminhando para tempos melhores ou piores e como nos devemos adaptar a eles garantindo alguma segurança.

    Nota:
    Relevância:
  • Impulsionada pelas gerações jovens cresce a participação de todos nos grandes temas do mundo, exigindo resultados mas também ativamente realizando ações que visam equilibrar os pratos e reduzir os problemas gerados por tempos antigos e ultrapassados.

    Nota:
    Relevância:
  • O Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. Com a elevada mobilidade humana vivemos momentos em que massas de pessoas se deslocam entre países e continentes, estabelecendo laços com as pessoas dos destinos onde chegam.

    Nota:
    Relevância:
  • A expressão ‘’sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe’’ nunca fez tanto sentido num momento onde a colaboração é a palavra de ordem e onde todos podem ao mesmo tempo ser líderes e liderados na busca de um propósito comum.

    Nota:
    Relevância:
  • Representa o movimento crescente de transferir e dar poder aos consumidores, permitindo que estes tomem as suas decisões, nos mais variados âmbitos: pessoal, profissional, político, entre outras. Pessoas empoderadas são agentes de transformação e clientes empoderados contribuem para a perenidade dos negócios. Empresas com colaboradores e com clientes empoderados garantem maior solidez ao construírem à sua volta comunidades de seguidores e apóstolos.

    Nota:
    Relevância:
  • Os produtos por si só já não têm o valor de outros tempos. O consumidor procura algo mais do que um simples produto. Todo o processo de compra deve ser acompanhado por algo único – uma experiência – capaz de estimular os cinco sentidos. A experiência na compra e na utilização de produtos e de serviços deve ser memorável e transformar todo o processo de compra e de consumo em algo inesquecível. Economia da Experiência refere-se por isso a experiências vividas pelo consumidor, proporcionadas pelas marcas, com o objetivo de que estas se transformem em vendas, reconhecimento e reforço de imagem.

    Nota:
    Relevância:
  • A importância de nos rodearmos de símbolos, imagens e histórias que contem uma história que gere identificação e envolvimento cresce e a necessidade de nos ligarmos ao imaginário, aos sonhos e histórias ganha força. A necessidade de resgatar o passado para nos resguardar de um presente que – em muitos casos – pode ser “homogeneizado” e “industrializado” em excesso, e, quase sempre, incerto recorrendo a referências estéticas ou ‘recordações’ fortes, que vêm dar um novo valor às experiências atuais, criando-nos, assim um “porto seguro” nos tempos de incerteza e de desconfiança atuais tem mostrado ser um caminho para a diferenciação.

    Nota:
    Relevância:
  • A situação que se vive trouxe à tona um maior humanismo e solidariedade com o próximo. Dos mais necessitados, aos idosos, aos que de alguma forma foram afetados pelo “tsunami” que nos afetou, iniciativas de apoio e compartilhamento se sucedem dia após dia. Algo inimaginável aconteceu: o mundo está mais consciente, consciência e preocupação com o outro dando sentido à expressão: o futuro do ser humano é ser humano.

    Nota:
    Relevância:
  • Quando o conhecimento se massifica todos contribuem com a sua visão ou perspectiva, agregando mais ao todo. Fica cada dia mais fácil acessar informação que quando junta constrói uma nova forma de conhecimento. E hoje não podemos deixar de considerar colaboradores, parceiros, fornecedores, professores, clientes, amigos e todos quantos coexistem com a nossa empresa, sabendo que em cada um deles estará parte de uma solução.

    Nota:
    Relevância:
  • Saúde e bem-estar, longevidade e felicidade são fundamentais. Os benefícios são óbvios e ‘’mente sã em corpo são’’ permite que se possa enfrentar com outra garra as adversidades dos tempos modernos. As fontes do estresse diário são muitas e é prioritário ter formas e meios de o combater. A promoção e o monitoramento permanentes de práticas e estilos de vida mais saudáveis são fortemente disseminadas, com recurso às tecnologias de informação e a um mundo cada vez mais interligado em busca de felicidade utilizando as tecnologias de informação e o um mundo cada vez mais interligado. Partilham-se histórias, experiências, técnicas, dietas, planos de treino, etc.; tudo o que promova a vitalidade é bem vindo! Um mundo mais Wellthy (junção de Wellness e Healthy) cresce como contraponto e busca de equilíbrio ao mundo conectado e vivido em permanente aceleração.

    Nota:
    Relevância:
  • Este movimento vai muito além da questão de relaxamento, traduzindo-se numa necessidade mais básica para viver em equilíbrio. A vida é cada vez mais estressante e emocionalmente exigente. Os níveis de estresse no trabalho nunca foram tão altos e a busca por soluções de relaxamento e melhoria da qualidade de vida nunca foram tão importantes na vida das pessoas. Seja uma pausa diária, um retiro ou mesmo uma forma de vida, a busca pelo equilíbrio e pelo desacelerar do mundo conectado tem ganho adeptos e aberto inúmeras oportunidades de negócio. O maior desafio hoje é conseguir viver em equilíbrio com tantas demandas e iniciativas que nos aceleram a vida e o cérebro.

    Nota:
    Relevância:
  • Um sentimento que se afirmou com a pandemia e que saiu reforçado no sentido em que há uma maior consciência de desejo de fazer coisas que nos façam bem e nos deixem felizes. A mudança de século e o emergir das novas gerações tem reforçado a questão emocional como critica da performance, saúde e bem estar. Antes de qualquer coisas somos humanos e humanos querem-se felizes.

    Nota:
    Relevância:
  • DIY (do it yourself, ou o faça você mesmo) como parte do comportamento, que demonstra uma mudança na forma de relacionamento com marcas e empresas onde quem decide o que compra, seleciona, recomenda e endossa é o consumidor.

    Nota:
    Relevância:
  • A sociedade atual tem consciência dos problemas econômicos, sociais e do fato de os recursos ambientais serem finitos e aumentou a sua consciência para a um novo modo vida, o P 2 P – Person to Person (ou Peer 2 Peer) onde endosso e confiança são a base de decisão. Ao mesmo tempo que vivemos em rede cada vez mais conectados cresce um comportamento de isolamento, de busca de privacidade que permita um reencontro com cada um de nós

    Nota:
    Relevância:
  • Propósito e Autenticidade são hoje faces da mesma moeda de gestão, que deve estar mais centrada em garantir a longevidade da empresa, sabendo gerenciar o momento. Propósito pode ser definido como um modo único e autêntico por meio do qual sua marca fará a diferença no mundo. Autenticidade surgiu com a mudança para a Economia de Experiência onde cada vez mais consumidores estão interessados em experienciar algo que apele aos seus sentidos de uma forma pessoal do que apenas comprar produtos.

    Nota:
    Relevância:
  • Com o crescimento do mundo digital todos estamos cada dia mais expostos a todos os níveis. Essa exposição tem aumentado a exigência por práticas cada vez mais éticas por parte das empresas, as quais estão diretamente ligadas com a relevância da empresa no Mercado e a forma como ela concretiza as suas promessas e ofertas. Ética é referente à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente e com os agentes de negócio.

    Nota:
    Relevância:
  • A evolução do Design caminhou para uma simbiose entre forma e funcionalidade, associando-se a valores presentes na Sociedade como a sustentabilidade, a personalização, a tecnologia, a automatização, e até mesmo a inclusão. A sociedade quer objetos cada vez mais simples e funcionais, bem como duráveis (consciência de que os recursos são finitos). Além disso, é necessário existir um ambiente de maior simplicidade. No Design, a tecnologia é usada de forma permanente para uma maior personalização e interatividade e baseia-se na premissa de que o preço já não é mais aquilo que se paga por algo, mas sim o que se recebe por algo (caso contrário, torna-se apenas um custo). Desta forma, o Design deve desempenhar um papel que encarne o processo conceitual, criativo, de fabricação e de comercialização com forte inspiração e orientação da experiência do usuário.

    Nota:
    Relevância:
  • Resultado das crises recentes e da crescente insatisfação com empresas rígidas e engessadas, muitas pessoas têm abandonado carreiras executivas para se aventurarem na criação dos seus empreendimentos ou abrindo frentes de mudança da cultura da empresas onde atuam. Nunca como agora se criaram tantas empresas e tanta gente se mobilizou para mudar as bases nas quais o mundo assenta. Os empreendedores do futuro estão mais focados na resolução dos grandes problemas do mundo e se não o fizerem dentro das empresas onde trabalham criarão novas que garantem esse movimento.

    Nota:
    Relevância:
  • O "ser parte ativa" de forma responsável ganhou o mundo. Temos uma missão e/ou desígnio/chamado que deve ser atendido para fazer a diferença no mundo e com isso, assumir o protagonismo de nossas vidas, carreiras e resultados.

    Nota:
    Relevância:

Tendências de Negócio

  • Uma nova abordagem onde as TIC desempenham um papel chave na transformação da estratégia, estrutura, cultura e processos de uma empresa, utilizando o alcance e o poder da conectividade, da internet e da tecnologia. Por meio de novos investimentos em tecnologias e modelos de negócio, espera-se melhorar o envolvimento dos clientes em todos os pontos de contato no ciclo de vida de sua experiência.

    Nota:
    Relevância:
  • Ter bases construídas em anos de resultados consistentes é ótimo, mas, hoje, é fundamental entender que a experiência anterior das empresas não garante sucesso no mercado digital. A hora é a de olhar para o futuro, e não há forma de fazer isso se a companhia não tiver informação qualificada. Falamos de dados e da habilidade de trabalhá-los. É necessário ter uma cultura guiada por dados, uma cultura data driven, na qual as informações certas são captadas constantemente, servindo como base para as tomadas de decisão.

    Nota:
    Relevância:
  • A tecnologia é um meio a serviço da melhoria transversal das empresas, dos negócios, da sociedade e da vida, para que todos possam ganhar com isso. A evolução da tecnologia, cada vez mais acessível tem transformado mercados, empresas e pessoas. A velocidade de produção e difusão de informação tem impactado e continuará a impactar a forma como as empresas desenvolvem os seus negócios e se relacionam com os seus públicos. Neste sentido, existe a oportunidade de aplicar o conhecimento atualmente disponível para a criação, facilitação e implementação destas tecnologias, com conteúdo relevante para clientes e para a sociedade.

    Nota:
    Relevância:
  • Um modelo de trabalho que vai cada vez mais possibilitar que a jornada seja cumprida na empresa, presencialmente e, também, à distância, em sua casa ou local que entender ser melhor para desempenhar suas funções dando resposta ao desejo de maior flexibilidade e liberdade de trabalho, em linha com a nova revolução industrial.

    Nota:
    Relevância:
  • A dependência de plataformas e ecossistemas tirará as empresas do “eu” e as levará para o ”nós”, onde todos se integram e conectam entre si ao longo de toda a cadeia de valor. A construção de ecossistemas integrados de gestão para melhor entrega e diferenciação no mercado, a adoção de sistemas que se ajustem ao contexto dos clientes e demais players, a integração das funções com transição para um sistema empresarial com o mínimo de silos – de fora para dentro gerarão plataformas capazes de incorporar pessoas e tecnologias, automatizando os processos.

    Nota:
    Relevância:
  • Taduzido do inglês-Governança Ambiental, Social e Corporativa é uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais. Normalmente, é uma pontuação compilada de dados coletados em torno de métricas específicas relacionadas a ativos intangíveis dentro da empresa e que agora ganha mais uma denominação com o foco econômico que defende a geração de resultados sustentáveis que permita manter a performance responsável de forma sistemática.

    Nota:
    Relevância:
  • Reuse, Recicle e Reutilize: Alinhado com a preocupação crescente com a saúde do planeta os comportamentos estão caminhando na direção de uma maior sustentabilidade. Hoje e no futuro adotar uma filosofia dos 3R’s contribuirá para uma maior relevância no mercado, contribuindo para um legado mais relevante na sociedade e no mundo. O maior desafio estará na capacidade de transformação que as empresas e pessoas precisarão ter para adotar novos comportamentos mais alinhados com esta nova realidade, bem diferente da realidade vigente em todo o séc. XX. Reuse, Recicle e Reutilize serão palavras chave nas estratégias e nas missões das empresas no futuro.

    Nota:
    Relevância:
  • Alinhado com a preocupação ambiental e de otimização dos recursos, cresce a abordagem da logística que trata do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem numa clara definição de que o caminho de volta será uma grande contribuição para a melhoria da qualidade de vida do planeta.

    Nota:
    Relevância:
  • Reforçando os movimentos sustentáveis, a preocupação com o não desperdício e o uso correto (e racional) dos recursos é tema corrente nas pautas da gestão, não apenas por uma questão de pressão externa, mas também pela adoção empresarial de posturas mais responsáveis com o devido impacto no crescimento e nos resultados.

    Nota:
    Relevância:
  • O EVA tradicional é um indicador que demonstra a criação ou destruição de valor e representa o custo de oportunidade do capital aplicado por credores e acionistas como forma de compensar o risco assumido no negócio. Agora com o emergir de conceitos mais sustentáveis e responsáveis, o conceito evolui para a compensação de forma mais sustentável e integrada com ecossistema, respeitando o entorno. Ou seja, não vale resultado a qualquer custo.

    Nota:
    Relevância:
  • Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas representa o conjunto de processos, costumes, políticas, leis e regras que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. Para estruturar e responder ao contexto de transformação este é um tema cada vez mais relevante na forma de administrar e regular as empresas e os negócios.

    Nota:
    Relevância:
  • Do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma ordem, um conjunto de regras. Estar em conformidade com tais regras, que também se refere aos controles internos e de governança corporativa, é hoje o garante às empresas a atuação dentro dos parâmetros legais e acordados por todos.

    Nota:
    Relevância:
  • Novas realidades estão desenhando o presente e o futuro das empresas com a certeza de que as práticas definidas no século XX são hoje bem diferentes, a precisar de revisão e readequação a um mundo em constante mudança.

    Nota:
    Relevância:
  • Diversos estudos têm mostrado a mudança de poder global com o crescimento dos hubs China e Índia em contraponto à queda dos Hubs Europa e EUA. Deste momento de transformação novos hubs emergem. Aqueles que antes eram países não estratégicos estão mudando a tabela da classificação, seja pela adoção de novas tecnologias, seja pela mudança de mindset e maior capacidade de adaptação e flexibilidade. Israel, Norte da Europa, algumas cidades na América Latina sem esquecer a sempre imprevisível África terão papéis importantes. O mapa mundo terá novos desenhos.

    Nota:
    Relevância:
  • O surgimento dos conceitos de capitalismo consciente ou social, de economia circular, de economia criativa, entre outros, têm ganho força, desde que em 2016 o WEF (Word Economic Forum | Fórum Económico Mundial) se referiu à necessidade de encontrar um novo modelo econômico, que consiga ao mesmo tempo entregar resultado econômico às empresas e pessoas, mas também garantir o bem estar de todos, mesmo dos mais necessitados, possibilitando o acesso universal a meios de energia limpa, a comida saudável e, no limite, a um planeta mais equitativo e justo para todos, reduzindo as desigualdades e as intolerâncias.

    Nota:
    Relevância:
  • Com o aumento da expectativa de vida crescem situações de coexistência geracional nas empresas. É cada vez mais comum equipe de trabalho com pessoas das diferentes gerações, com o desafio crescente de gerenciar expectativas, opiniões, energias, vontades, etc., de grupos com diferentes visões e comportamentos.

    Nota:
    Relevância:
  • São as palavras do momento. Não há super-heróis isolados mas sim heróis que trabalham juntos, compartilham conhecimento e ideias e que conjuntamente desenvolvem soluções ajustadas aos contextos em que se vive. Capacitar para o trabalho colaborativo ajudará a ultrapassar as barreiras que se avizinham;

    Nota:
    Relevância:
  • Diversidade - nada mais é do que variedade. A diversidade está presente em todos os âmbitos da nossa vida, mas quando falamos de empresas, diversidade se refere a pessoas com características, backgrounds e formas de pensar diferentes e nunca é um ponto fixo, ou seja, não é algo que se atinge e fica estática. Diversidade no ambiente corporativo é sempre algo que precisa ser olhada e evoluído - avanços sempre são possíveis. Inclusão - é a sensação de pertencimento. Apenas a existência de pessoas diversas em uma empresa não significa, necessariamente, que elas se sentirão incluídas naquele ambiente. A inclusão é algo que passa por cultura organizacional, comportamento dos colaboradores e segurança para todos compartilharem (e serem apreciados por) suas ideias. Equidade - é busca por igualdade através de processos e práticas que entendam que cada jornada é individual. A equidade entende que as pessoas não partem do mesmo lugar e que enquanto alguns começam com vantagens, outros começam com barreiras.

    Nota:
    Relevância:
  • Sistemas hierárquicos tradicionais estão perdendo espaço para modelos de empresa mais flexíveis, participativos e focados em exposição, engajamento e co-criação, colaboração e competição. Cada vez mais a retenção do talento humano está na ordem do dia nas empresas. Mais do que reter pessoas é necessário engajá-las e motivá-las para novos desafios e novas metas, nunca antes alcançadas. A liderança assume um papel de mentoring e orientação colaborativa, abandonando as visões puramente top-down e impositivas. Em tempos de mudança exponencial motivada pelo avanço tecnológico as empresas adotarão estruturas mais flexíveis, menos hierarquizadas e principalmente capazes de se adaptar na mesma velocidade que os mercados e os clientes mudam.

    Nota:
    Relevância:
  • Mais do que as competências técnicas, as comportamentais e as de gestão assumem-se como líderes na preparação dos gestores do presente e do futuro alterando as lógicas de gestão, liderança e treinamento.

    Nota:
    Relevância:
  • Está provado que pessoas felizes produzem mais, são mais criativas e conseguem resultados surpreendentemente melhores do que pessoas cujo estado de espirito é considerado como um estado neutro ou negativo. E para garantir um ambiente saudável que possibilite melhores índices e melhores performances é necessário garantir o equilíbrio das competências técnicas, com as comportamentais e as de gestão, incluindo de forma permanente e efetiva a gestão dos chamados soft skills, ou seja, mais do que preparar as pessoas com apenas características técnicas, a gestão do futuro passará cada vez mais pela gestão de sorrisos de todos quantos interagem com as empresas (clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores, entre outros).

    Nota:
    Relevância:
  • A segurança psicológica diz respeito a um ambiente detentor de um clima no qual as pessoas se sentem confortáveis para falarem as suas opiniões, compartilharem experiências e ideias. Dessa forma, todos ficam tranquilos e seguros para se expor diante de outros colaboradores da empresa algo cada dia mais importante quando se trata de inovar ou apenas lidar com os contextos de mudança que estamos vivendo.

    Nota:
    Relevância:
  • Um dos muitos significados da palavra autenticidade é “aquilo que é verdadeiro”. A pessoa que age com verdade expressa os seus sentimentos e opiniões sem temer retaliação. Ela não possui segundas intenções e, quando quer alguma coisa, expressa a sua vontade para que não haja desentendimentos futuros. E na gestão um clima autêntico reforça a inovação e relevância das empresas nos mercados. Obriga a uma mudança de valores culturais na busca de maior autonomia e flexibilidade (mas também de auto responsabilização) de todos.

    Nota:
    Relevância:
  • A adoção de soluções tecnológicas tem aumentado a discussão sobre o quanto a automação pode eliminar empregos, mas a realidade nos mostra que a automação será dedicada.

    Nota:
    Relevância:
  • A chegada dos smartwatches mudou a forma como passamos a entender a tecnologia ao serviço das pessoas. Gadgets vestíveis são hoje já lugar comum, mas no futuro o que hoje é usado no corpo estará embutido dentro dele. Chips farão parte das nossas vidas, abrindo um mundo de oportunidades para quem conseguir utilizar essa informação e alimentar a sua base de conhecimento para decidir iniciativas que gerem valor aos negócios.

    Nota:
    Relevância:
  • A evolução tecnológica, a mudança do comportamento do consumidor, a turbulência política e a incerteza econômica reafirmaram aos gestores a importância da adaptabilidade (a capacidade de se mover rapidamente em direção a novas oportunidades e se ajustar a mercados voláteis e evitar complacências), sem prejudicar o negócio atual. Para uma empresa ter sucesso a longo prazo, ela precisa dominar a adaptabilidade e o alinhamento – um atributo que às vezes é conhecido como ambidestria.

    Nota:
    Relevância:
  • A cultura ágil vem ajudando muitas equipes a encarar a imprevisibilidades através de entregas incrementais e ciclos iterativos, sendo uma alternativa aos métodos tradicionais. A capacidade de entender e manter uma análise permanente sobre o ecossistema e suas transformações e definir de forma proativa as melhores ações, que permitam construir uma diferenciação face aos outros players, que gere vantagem competitiva pelo maior período de tempo possível, reflete uma abordagem estratégica mais flexível que transformará o planejamento e a gestão tradicionais.

    Nota:
    Relevância:
  • Com a velocidade a que o conhecimento humano dobra é fácil perceber o quanto nos desatualizamos em tão pouco tempo. A educação formal que antigamente se garantia com uma graduação e um MBA já não é mais fator de diferenciação. Estar antenado e preparado para o futuro obrigada a uma educação continuada que consiga manter uma base permanente de conhecimento sobre o que está acontecendo no mundo, no mercado e nas empresas.

    Nota:
    Relevância:
  • Provado ano após ano que as iniciativas de sucesso são aquelas que olham para fora, identificam cenários e tendências e com esse conhecimento se viram para dentro para desenvolver iniciativas alinhadas com o que os mercados estão solicitando. Mais que uma metodologia é uma mentalidade: inovar suportado pela lente das tendências

    Nota:
    Relevância:
  • Conhecer o cliente, mapear a sua jornada, identificar as suas necessidades e descobrir a tarefa para a qual somos contratados (job to be done) fará a diferença na gestão de portfólios, estratégias de comunicação e de relacionamento futuros para tal a marca é fundamental. Branding ou Brand Power é definido como o conjunto de ações que a empresa define em termos de marketing e comunicação, alinhadas com o seu propósito, posicionamento e valores defendidos e que visam fortalecer a relação e reputação junto dos clientes. E em um mundo onde as marcas são cada vez mais importantes, a diferenciação delas estará cada vez mais centrada na sua capacidade de contar histórias verdadeiras e que se conectem emocionalmente com o seu cliente.

    Nota:
    Relevância:

Cultura de Inovação

Aguarde... Estamos processando seu índice de future vision
  • A convicção é base de qualquer posicionamento. Há empresas que acreditam em inovação e há empresas que não acreditam.

    Embora o século XXI esteja sendo impiedoso com quem não inova, ainda há organizações que se apoiam em práticas que funcionaram no passado e pregam abertamente a "importância da tradição". Já aquelas que reconhecem a importância da inovação, possuem uma forte orientação para processos, cultura e mindset inovador.

    O mindset é algo transversal a toda a empresa e seus colaboradores, independentemente de posição hierárquica ou tempo na companhia.

    Nota:
  • Para inovar é necessário olhar para o futuro e para as tendências. O futuro não é uma caixa preta e vários movimentos são claros e previsíveis. Empresas altamente inovadoras olham para o futuro constantemente e possuem agenda clara nesse sentido com objetivo de manter atualizadas as suas convicções sobre o que está em mudança e pode afetar a sua sobrevivência no mercado.

    A agenda é algo que deve ser sempre puxado pela liderança numa clara afirmação de endosso à relevância do tema.

    Nota:
  • Empresas inovadoras possuem profissionais inovadores.

    Elas conseguem, através da sua cultura e de seus processos de gestão de pessoas, atrair e reter profissionais ambiciosos, inquietos, críticos e com visão inovadora, capazes de mudar o rumo dos acontecimentos, criando, produzindo e implementando verdadeiras transformações nos negócios.

    Nota:
  • Inovação não pode ser atribuição de um departamento. Empresas altamente inovadoras possuem uma Equipe Transversal de Inovação (ETI), com pessoas de diversas áreas, que coordenam a gestão e o processo de inovação da empresa, fazendo com quem todos os níveis hierárquicos possam contribuir com ideias inovadoras.

    Nota:
  • Inovação é mais transpiração do que inspiração. Claro que precisa de gerar ideias, mas elas por si só não significam nada sem a capacidade de as implementar e transformar em algo de valor agregado para a empresa.

    É mais processo coletivo do que individual. Portanto organizações inovadoras possuem um processo claro de inovação, que gerencia com agilidade e eficiência todas as etapas de um processo que começa na geração de uma ideia e termina na implementação ou não da mesma. Para isso acontecer de forma estruturada, um processo construído por todos e por todos adotado e seguido é necessário.

    Nota:
  • Não há crescimento sem investimento. Não há inovação sem investimento.

    Empresas inovadoras dedicam parte de seus recursos (financeiros, humanos e materiais) para a inovação. Essas empresas sabem que muitas ideias irão para o lixo, mas que uma delas irá compensar todas as perdas e elevar a empresa a um outro patamar. Por isso, investem continuamente em inovação.

    Considera-se que uma empresa que queira adotar uma Cultura de Inovação deva alocar um valor mínimo de 5% a 8% do seu orçamento e do seu tempo para a inovação. Mediante a ambição inovadora maior deve ser a locação de recursos.

    Nota:
  • Um ambiente inovador é fundamental para que as pessoas se motivem, participem e ajudem a empresa a inovar. Nestas organizações, os ambientes físicos e a cultura promovem a liberdade de expressão, a criatividade e a motivação. Neles, as pessoas são mais autênticas, mais produtivas e mais estimuladas a terem pensamento crítico e colaborativo.

    Nota:
  • Por último, e não menos importante, todos os "ingredientes" acima precisam de um "Chef" para que o prato final seja ótimo. A liderança em empresas inovadoras é autêntica, forte e competente. Líderes inovadores formam equipes inovadoras, promovem a colaboração, premiam por mérito, cultivam um ambiente pautado pela eficiência e pela busca contínua da melhoria e da superação. Líderes inovadores inspiram, ensinam pelo exemplo e motivam.

    Nota:

Índice de Future Vision

The Walking Dead*

De 0 até 1,59

Sua nota:

Tem um enorme desafio pela frente, uma vez que ainda está longe de iniciar a transformação necessária à sua sobrevivência no futuro.

Teletubbies*

De 1,60 até 2,79

Sua nota:

Sabe que é preciso mudar e que o futuro é desafiador, mas ainda está na fase das intenções sobre o que fazer e o que mudar para se preparar para o futuro.

The Jetsons*

De 2,80 até 3,49

Sua nota:

Tem clara noção do futuro e já adota alguns movimentos de preparação para enfrentar a transformação, dando passos para a construção de um futuro promissor.

Transformers*

De 3,50 até 4

Sua nota:

Lidera a transformação e está preparada para o que aí vem, tendo uma posição privilegiada para enfrentar o futuro.

Fechar

Lei 9279/1996

Art. 132. O titular da marca não poderá:

I - impedir que comerciantes ou distribuidores utilizem sinais distintivos que lhes são próprios, juntamente com a marca do produto, na sua promoção e comercialização;

II - impedir que fabricantes de acessórios utilizem a marca para indicar a destinação do produto, desde que obedecidas as práticas leais de concorrência;

III - impedir a livre circulação de produto colocado no mercado interno, por si ou por outrem com seu consentimento, ressalvado o disposto nos §§ 3º e 4º do art. 68; e

IV - impedir a citação da marca em discurso, obra científica ou literária ou qualquer outra publicação, desde que sem conotação comercial e sem prejuízo para seu caráter distintivo.